O Grupo de Psicoses é um braço da Divisão Clinica do Laboratório de Neurociências do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O Laboratório foi planejado e construído entre os anos de 1997 e 1999, por iniciativa do Professor Wagner Gattaz. O Laboratório de Neurociências faz parte da rede dos Laboratórios de Investigações Médicas (LIMs) do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, recebendo a designação de LIM-27.
O Grupo de Psicoses foi criado em 2010.  Nossa área de interesse são os transtornos psicóticos, principalmente Esquizofrenia. Primeiro Episódio Psicótico e Populações com alto risco para Psicoses têm sido objeto de nossos esforços do mesmo modo.
Nossa atuação segue a inspiração do Complexo HC-FMUSP: buscar a excelência em pesquisa, ensino e prestação de serviços à comunidade.
Na área de pesquisa, contamos com algumas linhas de investigação, que têm gerado publicações e possibilitado diálogo com outros grupos, nacionais e estrangeiros. Nos próximos posts vamos falar mais sobre cada um dessas linhas, mas gostaríamos de destacar que, além das investigações propriamente biológicas, temos também atuado em áreas como Epidemiologia, Psiquiatria Clínica e Psicologia Clínica. Isso decorre do caráter multiprofissional de nossa equipe, que conta com médicos e psicólogos, mas também porque procuramos valorizar a área de interesse de cada um dos profissionais que se agregaram ao grupo ao longo do tempo.
Na área de Ensino, fazemos parte do programa de Residência Médica do IPq, mas também estabelecemos colaborações com outros programas, como por exemplo o Programa de Residência em Neurologia do Hospital Beneficência Portuguesa. No ano de 2018 abriremos vagas para novos médicos colaboradores, para compartilhar a experiência adquirida no manejo de doenças mentais complexas com profissionais interessados, independentemente da Residência médica.
Na área de prestação de serviços, nosso ambulatório presta assistência a pacientes de alta complexidade, encaminhados a nós de outros serviços. Prestamos atendimento clinico individualizado, terapia em grupo e terapia em grupo para familiares. Todos os atendimentos são feitos sob supervisão de profissionais experientes no manejo desses quadros.
Ainda assim, assistir os portadores de doenças psicóticas graves permanece um desafio. Das incertezas quando ao diagnóstico e prognóstico, dos efeitos terapêuticos aos efeitos colaterais dos psicofármacos, do impacto da doença sobre a vida do portador e de seus familiares, das dúvidas sobre qual melhor modo do portador lidar com sua doença em seu meio: nossa atuação precisa ser continuadamente avaliada e aprimorada.
Esse desafio não é somente nosso, mas de todos os envolvidos com o transtorno psicótico: portadores, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores, familiares, formuladores de políticas de saúde.

Conhecimento não tem dono. Buscaremos dividir um pouco de nossa experiência com todos os que, de algum modo, estão envolvidos nesse desafio. 

Comentários

Postagens mais visitadas