PSICOSE E PORFIRIAS





Leonardo Peroni

É sabido que quadros inicialmente considerados psiquiátricos podem, na verdade, ser uma manifestação comportamental de uma doença clínica. Apenas para usar um exemplo corriqueiro dentro da prática psiquiátrica, pacientes com anemias graves ou hipotireoidismo podem desenvolver quadros depressivos, porém estes de origem orgânica. O que torna o exercício do diferencial clínico para quadros de alteração de comportamento mais desafiador é quando este envolve doenças mais raras, de manifestação múltipla e diagnóstico complicado, como é o caso das Porfirias.
As porfirias são um grupo de doenças raras causadas por um defeito genético na produção do composto Heme (presente, por exemplo, na formação da hemoglobina). Apesar de genética, é um grupo de doenças que pode se manifestar apenas na fase adulta e ter como desencadeante fatores como estresse, alguns tipos de medicação, álcool, tabaco e restrições alimentares. A forma mais comum de Porfiria é a chamada PAI (Porfiria Aguda Intermitente).
A PAI possui uma tríade clássica de manifestação clínica, compreendida por crises de dores abdominais, disautonomia (alterações de pressão arterial e frequência cardíaca, por exemplo) e neuropatia (central ou periférica). Entretanto, toda a tríade de sintomas não precisa estar presente para se realizar o diagnóstico de PAI, que é confirmada a partir de dosagem de metabólitos acumulados dentro da falha na produção do Heme  - por exemplo, porfobilinogênios e ácido aminolevulínico urinários.
Assim, temos a possibilidade da Porfiria aguda intermitente se manifestar a partir de um quadro de neuropatia central, como um transtorno psicótico, por exemplo, sem necessariamente que toda a tríade de sintomas esteja presente. Segue abaixo o link de um relato de caso ilustrando exatamente o que foi discutido brevemente neste texto, para que possamos expandir nosso rol de diagnósticos diferenciais clínicos em quadros psicóticos.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16910386

Comentários

Postagens mais visitadas